quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A Terra “tremeu” e todos sabiam o que fazer

“Baixar, Proteger, Aguardar”. Ao som do toque que anunciava o simulacro, os alunos protegeram-se debaixo das mesas.




Às 10h13 em ponto do dia 13 de outubro, todos os alunos dos Plátanos participaram no exercício nacional promovido pela Proteção Civil. O objetivo é que todos saibam o que fazer durante um minuto, estimativa de tempo de duração de um sismo. São três gestos que salvam vidas: Baixar, Proteger e Aguardar. O exercício realizou-se em todos os ciclos e mesmo os mais pequeninos abrigaram-se debaixo das mesas de uma forma muito ordeira. O exercício envolveu autarquias de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro e várias escolas.
Alunos promovem venda de Natal

Os alunos do Clube Europeu promoveram uma venda de Natal solidária com artigos feitos por eles.



A ideia partiu dos alunos do 5º ano e foi executada por eles na íntegra. Fazer e vender decorações de Natal e não só, para vender aos alunos e Encarregados de Educação, com o objetivo de ajudar a Obra Padre Gregório, uma instituição que acolhe meninas carenciadas dos 3 aos 18 anos. Munidos de vários materiais, os alunos fizeram marcadores de livros, pulseiras, bonecos de neve, renas, quadros, e decorações para a árvore de Natal. Também houve situações em que familiares dos alunos também participaram com objetos feitos por eles. A venda foi um sucesso.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

OLÁ!



No Dia Internacional do Olá, alguns alunos do Clube Europeu decidiram mostrar aos restantes colegas como se diz "olá" noutras línguas, uma palavra muito simples, mas que muitas vezes faz toda a diferença. Foi desta forma divertida que os alunos assinalam este dia, que surgiu em 1973 em resposta à guerra entre árabes e israelitas, por iniciativa de dois professores universitários norte-americanos. Atualmente, este dia é celebrado em mais de 180 países do mundo.


quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Auto-estima / Self Esteem


Os alunos do 8º ano fizeram vários trabalhos na disciplina de Inglês cujo objetivo era promover a confiança e a auto-estima. Neste, duas alunas convidavam os colegas a tirar uma fotografia numa "photo wall" com várias mensagens positivas. Em inglês, claro!

A diversidade é uma força


No Dia Internacional da Tolerância, instituído no dia 16 de novembro pela Organização das Nações Unidas, algumas alunas do Clube Europeu do Colégio dos Plátanos fizeram uma apresentação aos colegas do 1º e 2º ciclo para explicar o que é a tolerância.
O conceito, desconhecido para a maioria, foi esclarecido neste projeto que explicou sobretudo que a diversidade é uma força e não uma fraqueza. “Tolerância significa aceitar a diferença, de pessoas ou ideias. Mas não só! É lutar pelo respeito dos direitos fundamentais de todas as pessoas”, disseram as alunas aos colegas. “Em muitos países do mundo tem-se aproveitado o problema dos refugiados para provocar o ódio ao outro e a intolerância”, seja ela religiosa, racial ou outra.


terça-feira, 14 de novembro de 2017

Incentivar a bondade



No Dia Mundial da Bondade, que se assinalou no dia 13 de novembro, os alunos do Clube Europeu do Colégio dos Plátanos destacaram algumas pessoas ou organizações a nível mundial que se notabilizaram ou notabilizam ainda pelo seu carácter bondoso e da luta pelos ideais da paz.
A escolha dos alunos recaiu sobre personalidades tão diversas quanto os Bombeiros, Rainha Santa Isabel, UNICEF, Malala Yousafzai, Dalai Lama, Luther King, Assistência Médica Internacional, Mandela ou Madre Teresa de Calcutá. E se uns nomes eram conhecidos dos alunos, outros foram descobertos nesta pesquisa.
As imagens das personalidades, juntamente com uma breve descrição dos seus feitos foram pendurados numa corda no pátio de entrada, para que todos pudessem ver e celebrar o Dia da Bondade.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O “nosso” Pão por Deus”

Alguns alunos do Clube Europeu do Colégio dos Plátanos relembraram a tradição do “Pão por Deus”, que remonta há 261 anos atrás, precisamente um ano após o terramoto de 1 de novembro de 1755.



Foi devido à extrema pobreza da altura que os pobres começaram a pedir de porta em porta, uma tradição adotada mais tarde apenas pelas crianças. Munidas de pequenos sacos feitos de remendos de tecidos, iam em grupo, pedir de porta em porta, recebendo pão, bolos, frutos secos, romãs etc. Com o tempo foram também preparando versos mais ou menos simpáticos, para recitar consoante recebiam ou não as ofertas.
Depois da pesquisa, os alunos elaboram um trabalho em cartolina para mostrar aos restantes colegas do Colégio. Ficou em exposição no edifício do Auditório.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Alunas do Clube Europeu explicam o que é a ONU




No dia em que se assinalou o 72º aniversário da Organização das Nações Unidas, quatro alunas membros do Clube Europeu explicaram aos colegas de ciclo porque surgiu e o que faz esta organização internacional da qual fazem parte 193 países. Reuniram informação para uma apresentação PowerPoint explicada depois no Auditório do Colégio. Estavam nervosas, mas correu tudo muito bem. Parabéns!

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Dia da Biblioteca Escolar

Assinalou-se ontem no Colégio dos Plátanos o Dia da Biblioteca Escolar. 

Os alunos do Clube Europeu do Colégio dos Plátanos fizeram um pequeno cartaz alusivo ao tema, onde os restantes alunos eram convidados a deixar a sua opinião sobre a importância da leitura. O cartaz foi colocado à entrada do edifício da Biblioteca, um espaço usado pelos alunos para trabalhar, fazer pesquisas e claro, ler.



Este dia, comemorado a 23 de outubro, tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Colégio dos Plátanos assinala Dia da Alimentação



Foi no dia 16 de outubro que os alunos da Educação Pré-Escolar e 1º ciclo comemoraram o Dia Mundial da Alimentação. Provas cegas e lanches saudáveis que contaram com a ajuda de algumas mães





Os alunos da Educação Pré-Escolar fizeram dois jogos. Depois de ouvir a história da Lagartinha Comilona, os mais pequenos tinham que atirar alimentos saudáveis (de brincar, claro) para dentro da boca da lagarta. 
Os mais crescidos, com as embalagens de alimentos que trouxeram de casa, tinham que as colocar na cor certa de um cartaz da Alimentação Saudável. Verde, amarelo ou vermelho. 

Nas salas do 1º ano, os alunos aprenderam com algumas mães que participaram nas atividades. 
Fizeram um pudim de chia, sumos e espetadas de fruta, um bolo e panquecas de aveia. Estava tudo delicioso. 

O terceiro ano também optou pelas frutas para fazer um lanchinho saudável e assinalar assim a importância deste dia. No quarto ano, mais crescidos, já fizeram provas cegas. Meninos “contra” meninas, que equipa adivinharia o maior número de alimentos que os 


colegas davam a provar? De olhos vendados, claro! Morango, grão, ervilha, pimento, couve roxa, cenoura, milho, azeitona etc. Foi muito divertido. 









quarta-feira, 11 de outubro de 2017

A obesidade é uma doença


No dia em que se assinalou o Dia Mundial do Combate à Obesidade, alguns membros do Clube Europeu do Colégio dos Plátanos fizeram um cartaz alusivo ao tema, que mostrava alguns dos alimentos que devemos evitar e algumas das doenças e problemas de saúde causadas pela obesidade, algumas delas mortais. Segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde relativos a 2014, 52,8% da população com 18 ou mais anos,  tem excesso de peso ou é obesa. Infelizmente as crianças e jovens não ficam de fora deste cenário. O mais recente estudo da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil, realizado junto de uma amostra de 17.698 crianças, no ano letivo 2016-2017, mostra que 28,5% das crianças no nosso país, com idades entre os 2 e os 10 anos, têm excesso de peso e, destas, 12,7% são obesas, fazendo de Portugal um dos países da Europa onde os números da obesidade infantil são mais elevados.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Alunos apresentam vídeo sobre religiões


No âmbito do concurso da Rede Nacional dos Clubes Europeus “Por Uma Europa de Valores”, para o objetivo III, os alunos fizeram vídeos sobre as várias religiões existentes na Europa. Os membros do Clube Europeu escolheram aquele que consideraram mais representativo do seu objetivo. São muitas, claro, mas os alunos pesquisaram aquelas que reúnem mais fiéis. Foi uma excelente oportunidade de entender mais o islamismo, hinduísmo, budismo, judaísmo e cristianismo. Os vídeos foram depois visionados pela comunidade escolar no Auditório do Colégio, tendo sido feito o enquadramento dos problemas atuais que a Europa enfrenta e a sensibilização para a paz e tolerância. Convidamos a assistir a este vídeo através do link 

https://www.youtube.com/watch?v=xNexIbLt7m4&feature=youtu.be

Europa, um continente de religiões



Na sequência da pesquisa feita pelos alunos do 7º ano sobre as religiões, no âmbito dos objetivos propostos no Concurso do Clube Europeu "Por Uma Europa de Valores", os alunos do 7º e 8º anos identificaram as particularidades de cada religião, fizeram uma reflexão/debate sobre as diferenças entre elas, os seus valores e como os cidadãos europeus interagem com estas diferenças nas suas comunidades. Realizaram posteriormente um artigo sobre esta matéria que foi publicado no jornal do Colégio "Etc e Tal" de junho de 2017. 



Conhecer as religiões



Nas aulas de Educação Cívica, os alunos do 7º ano pesquisaram, identificaram e selecionaram informação e imagens representativas das várias religiões atualmente presentes na Europa, com recurso aos iPads. Esta atividade foi realizada no âmbito do concurso do Clube Europeu "Por uma Europa de Valores".




Culturas diferentes, unidas pelos mesmos valores




Foi este o nome dado à exposição montada com os trabalhos realizados pelos alunos sobre matemáticos, cientistas, escritores, e lendas dos 28 Estados-Membros. A exposição foi montada com o apoio do professor de Educação Tecnológica em vários locais do Colégio como os átrios das salas de aula, átrio do Auditório e biblioteca. O objetivo era sensibilizar a restante comunidade escolar para o respeito, liberdade e as diferenças culturais de cada país. Este projeto foi realizado no âmbito do concurso do Clube Europeu "Por uma Europa de Valores".












quarta-feira, 19 de julho de 2017

Génios da Europa



A curiosidade levou os alunos a conhecer mais sobre a história da Europa, em particular as personalidades que nela tiveram um papel de destaque. A atividade decorreu no âmbito do concurso do Clube Europeu "Por Uma Europa de Valores". Os alunos  pesquisaram e elaboraram trabalhos sobre os 28 Estados Membros nas mais diversas áreas: escritores e lendas com as professoras de Português, matemáticos com os professores da disciplina, cientistas com as professoras de Ciências, músicos com a professora de Educação Musical, artistas com o professor de Educação Visual e desportistas com o professor de Educação Física. 











Os Valores em exposição



Os trabalhos realizados pelos alunos do Colégio dos Plátanos, nas atividades do concurso do Clube Europeu "Por uma Europa de Valores" foram divulgados numa exposição realizada de 21 a 31 de março com a orientação do professor de Educação Tecnológica. O objetivo foi sensibilizar a comunidade escolar para os valores que nos unem / guiam como membros da União Europeia.