terça-feira, 20 de novembro de 2018

Alunos apresentam Direitos das Crianças



Seis alunos do Clube Europeu do 5º e do 3º ano prepararam uma apresentação para os colegas sobre o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que se assinala hoje, dia 20 de novembro.





Jorge Baptista, Leonor Toscanelli, Sara Branco, Catarina Oliveira e Inês Adão, do 5º ano e Mariana Videira, do 3ºB são membros do Clube Europeu e trabalharam em conjunto neste primeiro projeto que diz tanto às crianças de todo o mundo. Tomaram consciência de que as crianças têm direitos, mas que muitas vezes não são respeitados. Com a pesquisa que efetuaram, os alunos construíram uma apresentação em Powerpoint, que apresentaram nas salas e uma cartolina que esteve exposta na entrada do edifício, para ser vista por toda a comunidade escolar. Estão todos de parabéns!

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Alunos aprendem língua gestual

No Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, que se assinalou no dia 15 de novembro, os alunos do 1º Ciclo do Colégio dos Plátanos conheceram o alfabeto manual e aprenderam a dizer algumas palavras. 


Esta língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais. Na fotografia, os meninos dizem "Olá" enquanto a turma bate palmas a esta iniciativa do Clube Europeu que pretende promover o respeito dos direitos das pessoas surdasEsta iniciativa teve lugar no dia em que foi lançado o primeiro e único dicionário online de língua gestual portuguesa (LGP), editado em 2010, que pode ser consultado gratuitamente. Uma intérprete de LGP e a Porto Editora reuniram mais de 5300 entradas traduzidas para uma das línguas oficiais portuguesas.

A expressão "língua gestual", ao invés de "linguagem gestual", refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. As línguas gestuais são línguas naturais, que surgem e se desenvolvem naturalmente, como as línguas orais. A LGP tem um vocabulário e gramática próprios.


segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Votar como mandam as regras


No ano em que o tema do Clube Europeu é dedicado à Democracia, os alunos do Pré-Escolar votaram como mandam as regras.



 As duas salas dos meninos da Educação Pré-Escolar elegem, todas as semanas, os responsáveis da sala. Este ano, aproveitando o facto de o tema do Clube Europeu ser a Democracia, fizeram-no como mandam as regras, com campanha eleitoral, votação secreta numa urna e tudo. Os alunos divertiram-se muito com o protocolo.












Alunos entendem desigualdade salarial

No Dia Europeu da Igualdade Salarial, que se assinalou no dia 2 de novembro, os alunos do Colégio dos Plátanos perceberam a importância de assinalar este dia. 






A pedido do professor, dois alunos recolheram o mesmo número de cadernos dos colegas, num "exercício" feito no âmbito do Clube Europeu. Em troca, o menino "recebeu" 10 euros e três bombons, enquanto a menina "recebeu" apenas 5 euros e um bombom.
As disparidades salariais entre homens e mulheres continuam a verificar-se em todos os países da União Europeia, com um intervalo de 21 pontos percentuais entre os países que registam o maior e o menor nível de desigualdade salarial, oscilando entre os 26,9% na Estónia e os 5,5% no Luxemburgo e na Itália.
A Comissão Europeia assinala este dia com o objetivo de chamar a atenção para a desigualdade salarial entre homens e mulheres e para as suas causas subjacentes.
A notícia deste exercício foi depois publicada no jornal do colégio "Etc & Tal"



O que fazer quando a terra treme?


“Baixar, Proteger, Aguardar”. Ao som do toque que anunciava o simulacro, os alunos protegeram-se debaixo das mesas. 

Às 11h05 em ponto do dia 5 de novembro, todos os alunos dos Plátanos participaram no exercício nacional promovido pela Proteção Civil. O objetivo é que todos saibam o que fazer durante um minuto, estimativa de tempo de duração de um sismo. São três gestos que salvam vidas: Baixar, Proteger e Aguardar. O exercício, feito também no âmbito do Clube Europeu, realizou-se em todos os ciclos e mesmo os mais pequeninos abrigaram-se debaixo das mesas de uma forma muito ordeira. 

Os alunos do 2º ciclo, que se encontravam a brincar no recreio por ser hora de intervalo, juntaram-se todos no meio do campo, afastados das paredes dos edifícios.