terça-feira, 26 de novembro de 2019


À descoberta da Europa

Os alunos do 1.º ciclo do Clube Europeu construíram um mapa da Europa com as suas bandeiras e capitais. 





Esta atividade decorreu logo no início do ano letivo, para familiarizar os alunos com o nosso continente e ter dele uma noção global. Depois disso, perceberam quais os que fazem parte da União Europeia, localizaram-nos, colaram as bandeiras nos respetivos locais, aprenderam as suas capitais e que língua falam.


“Baixar, Proteger, Aguardar”


O que fazer quando a terra treme? Ao som do toque que anunciava o simulacro, os alunos protegeram-se debaixo das mesas.







Às 11h15 em ponto, do dia 15 de novembro todos os alunos dos Plátanos participaram no exercício nacional promovido pela Proteção Civil e que vai já na sétima edição. O objetivo é que todos saibam o que fazer durante um minuto, estimativa de tempo de duração de um sismo. São três gestos que salvam vidas: Baixar, Proteger e Aguardar. O exercício realizou-se em todos os ciclos e mesmo os mais pequeninos abrigaram-se debaixo das mesas de uma forma muito ordeira.


Celebrar a alimentação saudável

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Um pouco por todos os ciclos, os alunos fizeram muitas atividades, no âmbito do Clube Europeu. O desperdício alimentar foi o tema geral apresentado à comunidade.

 As atividades realizadas no âmbito do Dia Mundial da Alimentação foram muito diversificadas, desde trabalhos de expressão plástica a sumos naturais e espetadas de fruta.
No segundo ciclo os alunos trabalharam este tema também nas aulas de Ciências Naturais através de cartolinas sobre o tema abrangendo vários assuntos, como a importância dos nutrientes, os perigos do açúcar, sugestões de lanches saudáveis, etc. Os trabalhos, feitos em grupo, foram depois expostos no corredor das aulas.
O tema geral apresentado à comunidade escolar no pátio de entrada foi o desperdício alimentar. Em Portugal, desperdiça-se cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano e a maior parte tem origem nas casas dos consumidores com consequências a nível económico, ambiental e social. Foram dadas várias sugestões de como combater este desperdício nas nossas casas, ou seja, como aproveitar pão duro, fruta madura, legumes, queijo, etc.










quinta-feira, 21 de novembro de 2019


Pequeninos lembram Direitos das Crianças

No dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, os alunos dos Plátanos fizeram atividades alusivas ao tema, no âmbito do Clube Europeu.







Os mais pequeninos da Infantil tiraram várias fotografias sobre alguns desses direitos, que foram depois compiladas num folheto distribuído em todas as salas de todos os ciclos, mas também nos serviços administrativos, contabilidade, secretaria, direção, etc. As fotografias utilizadas nesse folheto foram expostas num bonito cartaz à entrada da Infantil.
Já os alunos do 1.º ciclo pintaram, em conjunto, imagens com alguns direitos das crianças que importa não esquecer.
Foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança. O objetivo da data é salientar e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.