sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Alunos aprendem língua gestual

No Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, que se assinalou no dia 15 de novembro, os alunos do 1º Ciclo do Colégio dos Plátanos conheceram o alfabeto manual e aprenderam a dizer algumas palavras. 


Esta língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais. Na fotografia, os meninos dizem "Olá" enquanto a turma bate palmas a esta iniciativa do Clube Europeu que pretende promover o respeito dos direitos das pessoas surdasEsta iniciativa teve lugar no dia em que foi lançado o primeiro e único dicionário online de língua gestual portuguesa (LGP), editado em 2010, que pode ser consultado gratuitamente. Uma intérprete de LGP e a Porto Editora reuniram mais de 5300 entradas traduzidas para uma das línguas oficiais portuguesas.

A expressão "língua gestual", ao invés de "linguagem gestual", refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. As línguas gestuais são línguas naturais, que surgem e se desenvolvem naturalmente, como as línguas orais. A LGP tem um vocabulário e gramática próprios.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.